sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

MSCC vai às ruas conscientizar população


O Movimento contra a Criminalidade e a Corrupção em Alagoas (MSCC) foi às ruas, nesta quinta-feira, convocar a população alagoana para participar do grande ato público que será realizado no dia 19 de fevereiro (veja panfleto ao lado). O protesto buscou conscientizar a população para cobrar punição dos parlamentares envolvidos com o desvio de 200 milhões na Assembléia Legislativa, que foi descoberto pela Operação Taturana da Polícia Federal. O vice-presidente do Sinpofal, Waldir Sá Leite, destacou que sem a participação da sociedade alagoana o movimento não terá êxito esperado. “Se o povo não se conscientizar e não se manifestar, vai ser difícil enfrentarmos os desmandos em Alagoas”, disse.


Já o coordenador Geral do Sindjus, Moraes Jr, ressaltou que Alagoas é um dos estados mais pobre do Brasil e ainda tem seus recursos, destinados à educação, à saúde e à segurança, sendo desviados. O coordenador fez um alerta: “Não podemos deixar que o clima de Carnaval venha abafar com o sentimento de indignação contra a corrupção e a violência no Estado”. Ele defendeu que os movimentos sociais têm que ir às ruas para não deixar a Operação Taturana cair no esquecimento, “favorecendo os ‘esquemas escondidos’ que poderão abafar o trabalho da Polícia Federal”.


O representante da Intersindical, Diógenes Paes, assegurou que há anos deputados, envolvidos na Taturana, estão consumindo o Estado. “Essa violência instalada em Alagoas atinge muito mais a juventude. Hoje o Estado está em primeiro lugar em homicídios entre jovens. Não podemos deixar que isso continue”.O professor Luís Carlos dos Santos, que é integrante do Movimento Lutas de Classe, fez um apelo. “A sociedade tem que estar informado de como estão sendo utilizados os recursos na Assembléia Legislativa, e se organizar contra esses crimes de mando”.


O estudante de Filosofia Magno Francisco diz que o povo é espoliado por uma elite coronelista, a qual promove a miséria e a opressão. “O Estado detém os piores indicadores sociais do Brasil, e é necessária e urgente a organização para mudar essa realidade em nosso Estado”, afirmou.A vice-presidente da CUT, Lenilda Lima, destacou que o MSCC reacende a emoção do povo alagoano. “Estamos lutando para inibir a idéia instalada de impunidade. Queremos atingir a parte central da corrupção e da criminalidade para termos sossego”, disse.


O grupo de teatro de rua Sol Nascente elaborou a peça"Veneno de Taturana" que chamou atenção de quem passava pelo Calçadão do Comércio. Trajados de uma enorme largada de fogo (com armas de brinquedos), além da atuação de um “policial federal” que acabava com a taturana.Na manifestação, também foram vendidas camisas “Veneno de Taturana “ por R$ 10,00 para ajudar nas despesas do Movimento. As camisas serão usadas na prévia carnavalesca em Maceió durante o Bloco Pinto da Madrugada.


Grande Ato Público

No dia 19 de fevereiro, a concentração será na Praça dos Martírios, às 13 horas, depois será realizada caminhada pelo Centro de Maceió até a Associação Comercial, onde está funcionando provisoriamente a Assembléia Legislativa, no bairro do Jaraguá. O objetivo é exigir a destituição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa; o rigor na apuração dos fatos; punição dos culpados, inclusive com a cassação dos que detenham mandatos; federalização da investigação e redução dos duodécimos dos poderes nos patamares definidos pela Constituição. A data da manifestação coincide com o primeiro dia de trabalho na Assembléia Legislativa após o fim do recesso parlamentar.

Nenhum comentário: