sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Protesto leva 'taturana' ao Centro de Maceió


O inusitado tomou conta do Centro de Maceió na tarde desta quinta-feira, com o bem humorado protesto realizado por integrantes do Movimento Social Contra a Criminalidade em Alagoas (MSCC). A manifestação contou até com a presença de uma “taturana” de três metros de comprimento feita de papelão, que desfilou pelas ruas do Centro escoltada por um “policial federal” carregando uma arma também de papelão.


A manifestação que se concentrou no Calçadão do Comércio, reuniu representantes de vários sindicatos e entidades que fazem parte do movimento para pedir a punição dos deputados envolvidos no escândalo deflagrado pela operação Taturana, da Polícia Federal, que revelou um desvio de R$ 200 milhões na Assembléia Legislativa do Estado (ALE).


De acordo com a assessoria do movimento, o objetivo do protesto é não deixar que a Taturana saia de foco, nem que as pessoas esqueçam os nomes e as fisionomias dos envolvidos na operação. A mobilização foi uma prévia do grande ato público que acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 13h, na Praça dos Martírios – a data coincidirá com o primeiro dia de trabalho na ALE após o recesso parlamentar.


Os manifestantes distribuíram panfletos onde, abaixo do texto “Cadeia neles” apareciam fotos dos deputados e ex-deputados indiciados na operação atrás de grades que simulavam uma prisão, e um abaixo-assinado para recolher assinaturas exigindo a punição dos envolvidos em corrupção, roubo, assassinatos e crimes de mando em Alagoas.


“O protesto é uma forma de aglutinar forças e mostrar para a sociedade que o aconteceu não é factual. Os crimes não devem ser esquecidos, porque eles têm seqüência e punição”, disse Lenilda Lima, da direção da Central Única dos Trabalhadores – CUT, acrescentando que os fatos recentes ocorridos no Estado, como o aumento da criminalidade, não apagaram a memória do povo para a Taturana, até porque “violência e corrupção estão intimamente ligadas”, finalizou.

Veneno de Taturana
O ponto alto do protesto foi a chegada dos personagens “taturana” e do “policial federal”, que apresentaram uma peça no calçadão. A taturana foi acompanhada por várias pessoas que passavam pelo Centro e muitas fizeram questão de tirar uma foto com a lagarta que virou celebridade. A taturana volta a desfilar no Pinto da Madrugada, na ala intitulada “Veneno de
taturana”.


Fonte: alagoas24horas.com.br

Nenhum comentário: